Profissional deve adequar forma de se vestir ao ramo em que atua

SÃO PAULO – A psicologia da imagem no ambiente corporativo vai muito além de como o profissional se veste para uma entrevista. Ela diz respeito à imagem pessoal no dia a dia dentro da empresa.

Nesse contexto, a psicóloga Marjorie Vicente alerta que a forma como os colaboradores se vestem deve estar adequada ao ramo de atividade e aos valores e cultura da empresa. Além disso, afirma que o traje de trabalho deve ser visto como emissor de conceitos e valores do próprio funcionário, assim como dos da organização.

O dresscode no sucesso profissional
A sócia-diretora da Mariaca, empresa de treinamento e recrutamento de executivos, Fernanda Campos, esclarece que, no mundo corporativo, não é apenas o desempenho profissional que é avaliado, “as roupas falam pela pessoa”.

Na hora de avançar na carreira, portanto, a forma de se vestir tem que contribuir positivamente com profissional. “É importante conhecer o seu tipo físico, o código de vestuário da empresa e saber a mistura correta“, recomenda.

Consultoria de imagem
Hoje as empresas já buscam profissionais que desenvolvam trabalhos de consultorias de imagem dentro do ambiente corporativo. Em um trabalho como esse, Marjorie afirma que a imagem deve ser construída dia após dia, dando mais importância à conscientização dos funcionários quanto à forma de se vestir, do que simplesmente impor regras.

O processo é melhor aproveitado se for feito o tempo todo com os colaboradores da organização, “aceitando as suas opiniões e explicando o porquê de serem ou não adequadas ao ambiente de trabalho”.

Dica para não errar
Marjorie já adianta que, para não errar, o profissional pode observar como se vestem suas superiores. É importante ter consciência que a adequação não deve ser somente ao ambiente de trabalho e ao ramo de atuação, mas também ao grupo ao qual você deseja pertencer.

Fontes:
UOL
Yahoo! Financas
BOL Notícias
Administradores

2 thoughts on “Profissional deve adequar forma de se vestir ao ramo em que atua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *