O conceito de Psicologia de Imagem faz cada vez mais sentido!

“Cross-cultural studies suggest that larger people are not subject to the same diseases in countries where there is less stigma attached to weight.” (Health at Every Size – page 131) Estudos entre diferentes culturas mostram que as pessoas consideradas acima do peso nao apresentam os mesmos riscos de doencas em paises em que ha menos estigma relacionado ao peso!

“The difference between actual weight and perceived ideal weight was a better indicator of mental and physical health than BMI. In other words, feeling fat has stronger health effects than being fat.” (Health at Every Size – page 131) A diferenca entre o peso real e o peso percebido e um indicador melhor de saude mental e fisica do que o IMC. Em outras palavras, se sentir gordo tem efeitos mais fortes a saude do que de fato ser gordo!

Impressionante como tudo isto esta relacionado com o conceito que criei ha 4 anos atras “Psicologia de Imagem: busca do equilibrio entre a imagem real e a imagem desejada”, as distorcoes sao capazes de causar nao so danos psicologicos, mas, fisicos tambem! Pensem nisto e mais do que procurar a imagem no espelho, tentem “escutar” como vcs se sentem dentro dos seus corpos!

Ah, e antes de julgar quem esta ou nao acima do peso, que tal ler um livro?!?! Eu sugiro este:
Health at Every Size – Linda Bacon, PhD.
E, tambem, uma pesquisa sobre ACP Abordagem Centrada na Pessoa e as suas 3 premissas basicas, em especial, a aceitacao positiva incondicional! O mundo pode ser muito mais verdadeiro e colorido quando voce se dispoe a aceitar o outro, ate pq, os seus padroes sao certos para quem?!?!
Experimente! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − seis =