“Entendendo a imagem como algo que é construído dia após dia, acredito que conscientizar é mais efetivo do que impor”, diz Marjorie Vicente ao ser questionada sobre como envolver a psicologia de imagem numa organização.
A Psicologia de Imagem é uma ideia extremamente inovadora e pertinente à sociedade atual que, cada vez mais, dá importância ao uso de imagens em tudo que nos rodeia. Trazida para o Brasil através da psicóloga Marjorie Vicente, a proposta é abrangente e aborda diversos nichos e aspectos. Na aplicação para o meio corporativo, Marjorie Vicente destaca que a importância da imagem não é evidente apenas em suas vestimentas e apresentação inicial em uma entrevista, mas em todos os dias dentro de uma corporação. Sob este ponto de vista, Marjorie Vicente inova, propondo uma Consultoria de Imagem Laboral voltada ao entendimento da importância da imagem profissional; adequação do vestuário de acordo com o ramo de atividades, valores e cultura da empresa; estudo de cores baseado na mensagem implícita adequada para o meio profissional; considerações sobre estampas e acessórios; e por fim, o que é ou não apropriado para o “casual day”.
Para isso, a psicóloga de imagem traçou alguns pontos importantes – tanto no aspecto da realização do seu projeto nas empresas quanto na relevância da sua consultoria para o sucesso profissional. Vale conferir!
Qual é a importância do dresscode para o sucesso profissional?
Marjorie Vicente: O sucesso de uma Organização é o resultado das pessoas que dela fazem parte. Uma Organização consciente conta com profissionais que fazem com que lhe sejam agregados somente valores positivos, com que a imagem dos que a representam seja confiável e admirada. Assim, o traje de trabalho deve ser encarado como emissor de conceitos e valores seus e da Organização a qual você pertence.
“Na área corporativa, as roupas falam pela pessoa, inclusive, ou principalmente, na hora de avançar na carreira. E elas têm de falar bem. Por isso, é importante conhecer o seu tipo físico, o código de vestuário da empresa e saber fazer a mistura correta” diz Fernanda Campos, sócia-diretora da Mariaca, empresa de treinamento e recrutamento de executivos. (Revista Veja – Edição 2128 / 02 de Setembro de 2009)
Como desenvolver uma consultoria de imagem dentro de uma organização?
Marjorie Vicente: Entendendo a imagem como algo que é construído dia após dia, acredito que conscientizar é mais efetivo do que impor. Proponho uma Consultoria de Imagem Corporativa voltada ao entendimento da importância da imagem profissional.
O processo é feito o tempo todo com os colaboradores da Organização, acolhendo e aceitando as suas opiniões, e explicando o porquê são ou não adequadas ao ambiente de trabalho!
Você pode ter marcas do seu próprio estilo dentro de uma vestimenta social ou adequada para seu trabalho? Como?
Marjorie Vicente: Sem dúvida. Eu utilizo o teste de estilo e personalidade exatamente para isto. Dependendo do resultado do teste e do ramo de atuação da profissional, a consultoria segue rumos distintos. Por exemplo, se o resultado é estilo romântico e a organização exige dresscode social, a camisa branca que é genérica pode ter discretos detalhes de babados, já para o estilo criativo, eu acrescentaria um lenço no pescoço de cor mais ousada.
Na dúvida, o que fazer para não errar?
Marjorie Vicente: Para não errar, você deve observar como se vestem os seus superiores. Você não só deve estar adequado ao ambiente de trabalho e ramo de atuação, como também, deve se espelhar no grupo ao qual você deseja pertencer.