Dress Code para Corretores de Imóveis, é possível?

Basta pensar um pouco sobre a função do corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário, que é possível entender a dimensão da responsabilidade da sua imagem diante de um cliente em potencial.

Sendo o corretor de imóveis o mediador na transação comercial entre o cliente vendedor e o cliente comprador, a sua primeira impressão com ambos os clientes é extremamente importante, com o primeiro irá auxiliar na construção de um vínculo de confiança, e com o segundo, fará parte do seu poder de persuasão. 

A adequação do traje de trabalho está diretamente ligada a atividade desenvolvida, local de trabalho e horário em que o vestuário será usado. Isto fica muito claro para um médico que trabalha o dia todo entre o consultório e o hospital, ou para um executivo que passa o dia na sua empresa entre reuniões. Porém, para o corretor de imóveis que lida com o público o tempo todo, em horários e situações diversas, muitas vezes, isto se complica.

Atuar a maior parte do período comercial na rua, não isenta a responsabilidade de estar representando a imagem da empresa para a qual trabalha, e não significa liberdade de usar um “look” informal. Profissionais do sexo feminino possuem ainda um agravante, é imprescindível evitar a exposição do corpo (decotes, roupas justas, barriga a mostra), já que independente das mudanças ocorridas nas últimas décadas, a mulher ainda é vista como um objeto de apreciação.

Começando pelas cores, é necessário levar em consideração a mensagem proveniente de cada uma delas. As ideais para os momentos profissionais são: o preto (velho conhecido pelo ar de autoridade expresso), marrom (tida como a cor da terra, implica em uma atitude “pés no chão” ainda que menos formal), bege (excelente substituta do preto e do marrom nos dias quentes) e azul (cor da segurança e da ordem, basta pensar na maior parte dos uniformes das empresas de aviação). O branco, é claro, não pode faltar. Em uma combinação com as demais trará uma idéia de pureza e frescor.

Definidas as cores, alertas para as mulheres: evitem estampas de bichos que possuem um toque sensual e inadequado para o ambiente de trabalho, e aposte em grafismos de tons discretos. Quanto aos acessórios, é conveniente usar o mínimo em tamanho e quantidade, como brincos pequenos e discretos. Deixem de lado também os barulhentos que farão as pessoas prestarem mais atenção neles do que no imóvel que estão apresentando.

Quanto aos sapatos masculinos, a regra é combinar com a cor das meias e ter uma relação “tom sobre tom” com a calça social. As meias não devem ser cano curto, pois, deixam as pernas a mostra quando o homem senta. Os saltos médios e quadrados são os mais indicados para os sapatos femininos. Quando a sandália for opção, opte pelas tiras mais grossas que não deixam os pés totalmente em evidência.

As mulheres devem apostar nas saias e vestidos, lembrando que o comprimento ideal se encontra na altura dos joelhos. Para os homens, calça social ou de sarja e camisa compõem o “look” adequado. Quando permitido, o jeans para ambos é o de lavagem mais escura, jeans claro e detalhes como rasgos ou bordados são opções apenas para os momentos de lazer.

Por fim, todo profissional deve ter em mente que não há uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão!

2 thoughts on “Dress Code para Corretores de Imóveis, é possível?

  1. Giuliano Mc Cloud says:

    Gostei da matéria… Expôs bem a importância de se apresentar bem e consequentemente de se portar. Isso reflete diretamente na impressão que o cliente tem de nós corretores.

    • Marjorie Vicente says:

      Ola Giuliano!

      Desculpa a demora para te responder, estavamos com problemas “tecnicos” no blog! Muito obrigada pelo seu feedback.

      Todos os colaboradores de uma empresa sao como cartoes de visita, os corretores em especial, ja que passam grande parte do seu dia nas ruas representando o comercial da empresa em que trabalham.

      Continue acompanhando!

      Um abraco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =