Sobre a entrevista da atriz Cléo Pires ao Fantástico…

Muita gente me escreveu perguntando se eu havia assistido a entrevista e qual era a minha opinião a respeito… tenho três considerações principais a fazer…

  1. Achei INCRÍVEL a coragem da atriz ao assumir que não está feliz com o corpo atual… ou seja, diferente do que alguns críticos apontam dizendo que ela está sendo marketeira fazendo “apologia a gordura”, o que me parece é que ela está tentando se encontrar… como se estivesse saindo da prisão da ditadura da beleza e tentando achar o equilíbrio ENTRE todo o esforço que fazia para manter um corpo que não era “natural” para ela E o oposto ao se deparar com o descontrole diante da comida. Lembrando que toda restrição é gatilho para uma posterior compulsão… e que dietas nos desconectam dos nossos instintos de fome e saciedade. Ou seja, a alimentação deixa de ser algo natural, instintivo, de dentro pra fora para se tornar algo calculado, pensado e obsessivo de fora para dentro.
  2. Como psicóloga de imagem, eu trabalho diariamente com pacientes/clientes na busca do equilíbrio entre a imagem real e a imagem desejada… e isto vai muito alem dos rótulos “gordo” ou “magro”. Tenho o saudável  como bússola… e, neste ponto, achei a Cleo extremamente sábia, porque se os comportamentos restritivos ou purgativos de antes não eram saudáveis, o atual de compulsão também não é… e a atriz fez questão de dizer que está em tratamento para lidar com isto… desta forma, o corpo aqui passa a ser apenas o resultado de uma união de fatores, e não o foco que determina como viver.
  3. Concordo 100% com a atriz no recado que ela dá as pessoas que se valem de uma identidade virtual para ofender as outras… além de covarde, é um ato irresponsável, uma vez que não sabemos quais são as batalhas que o outro está enfrentando e como o nosso “ataque” irá repercutir. Mas, mais do que isto, aqui vale a máxima “Quando Pedro fala de Paulo sei mais de Pedro do que de Paulo”, ou seja, está claro aqui que quem ataca é quem mais está precisando de ajuda. Pensem nisto! 

Vale a pena conferir a entrevista:https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/fantastico/noticia/2019/10/06/nao-e-normal-voce-ser-julgada-por-causa-da-sua-aparencia-diz-cleo-sobre-ataques-nas-redes.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =