Desfralde: processo e não linha de chegada!!!!

No ano passado, fizemos uma viagem muito especial que era o sonho do meu Pai: ir para Portugal com os filhos e netos. As crianças, como sempre, se divertiram muito juntas (foto 01)! A Georgia é apaixonada pelos primos… o Fefe é super carinhoso e protetor com ela (foto 02), já a Caca é a “ídala” por ser um pouco mais velha que ela (foto 03). Na época da viagem, a Caca tinha desfraldado e a Geo com 1 ano e 10 meses ficava encantada vendo ela fazer xixi! rs! 🤷‍♀️🙈

Quando voltamos pra casa, ela se interessou por usar o “potty” (penico em ingles). Fui com ela comprar um… escolhemos um bem colorido e que cantava musiquinha qdo ela fazia xixi (foto 04). Coloquei no banheiro ao lado do vaso sanitário e deixei ela à vontade para explorá-lo… foi um sucesso! Era fds e ela fez não só xixi como cocô que todo mundo dizia ser mais difícil… 

Porém, na Segunda-feira quando ela foi pra escola, algo aconteceu… eu expliquei para as profas sobre o interesse dela, além de ajuda-las a entender como era xixi e cocô em português. Qdo fui buscá-la, a diretora me falou que tentaram levá-la ao “potty” da escola e que ela resistiu… achei aquilo muito estranho já que em casa o processo estava acontecendo de forma tão tranquila e espontânea. 

Naquela tarde, em casa ela também não quis mais usar o potty… eu não havia tirado a fralda já que eu achava que ela era nova para o desfralde e que estava iniciando o processo de descoberta ainda… um pouco “preocupada” com o que aquela experiência precoce poderia ter causado, segui a minha intuição, mantive o potty a disposição, mas, ficamos 100% na fralda outra vez até um novo despertar de interesse.

Este ano, pouco antes do inicio da quarentena, recebi um bilhete da escola dizendo que ela havia usado o potty e que eles estavam “orgulhosos” dela (foto 05)… perguntei pra ela e não fiquei convencida rs… segundo a profa, ela foi ao banheiro com a amiga e falou que fez xixi… 🤔

De qualquer forma, nestes meses em casa, ela passou a se interessar muito por calcinhas… toda hora queria ver se as bonecas tinham calcinha, perguntava a cor da que a Mamãe estava usando… assim, resolvi comprar um kit pra ela … expliquei que era diferente da fralda e que ela precisaria pedir pra fazer xixi e/ou cocô quando sentisse vontade… (desta vez, comecei a falar os termos em inglês, já que na escola a comunicação ficaria mais fácil… eu inocente achando que as aulas voltariam em breve 🙈)! 

Nas duas primeiras semanas rolaram de grandes acidentes (enqto ela brincava ou fazia atividade da escola e esquecia de pedir para ir ao banheiro) a pequenos escapes (quando ela avisava depois de sentir a “primeira gotinha” ou quando não dava tempo de chegar ao potty). E, já no terceiro dia usando calcinha, ela pediu pra não dormir de fralda! NUNCA tivemos um acidente noturno! Todo mundo acha isto incrível, mas, não me surpreende sendo que a Georgia sempre foi uma bebê que acordava com a fralda seca e que depois de 05 minutos desperta inundava tudo! rs! Quem leu os meus relatos anteriores sobre amamentação, sabe que levei um grande susto por causa disto! 😬

Por que estou relatando tudo isto?! 

  1. Porque o desfralde foi a terceira oportunidade (em outro post falarei sobre as outras duas) de aprendizado pra mim sobre o “acreditar no processo” e aceitar que a “prontidão da criança” nem sempre acontece de forma linear… 
  2. Porque como consultora de enxoval, quero dividir com vocês, muito mais do que a teoria sobre os produtos disponíveis no mercado… quero falar sobre o que deu certo na prática por aqui e os tropeços no meio do caminho…  
  3. E, como psicóloga, quero lembrar que os marcos de desenvolvimento não fazem parte de uma corrida premiada entre Mães… em tempos de tanta busca por “likes” também na vida real, deixe o seu ego de lado, coloque o mundo NO MUDO (escola, familia, amigos) e conecte-se com o seu filho/ a sua filha! ❤️

No próximo post, falarei sobre os “testados e aprovados” daqui de casa neste processo de desfralde! Acompanhem!!!! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =